História

História: Mestre Riko assistia os ensaios das escolas de samba quando percebeu que as mulheres eram minoria, a bateria das Escolas de samba era uma área predominantemente masculina com poucas exceções, algumas mulheres tocavam apenas chocalho (rocar) e tamborim. Surgiu então a idéia de criar uma bateria composta somente de mulheres, onde elas pudessem tocar todos os instrumentos de percussão, e não ficassem limitadas a um ou dois instrumentos. O interesse surpreendeu até ao Mestre Riko. Em uma semana, já tinham mais de cem mulheres interessadas em participar do grupo de percussão feminino do Mestre Riko. Desde que surgiu, 12 de outubro de 1998, data especialmente escolhida por Mestre Riko por se tratar do dia do seu próprio aniversário, a bateria vem conquistando a simpatia do público. Mesmo em pouco tempo de existência o sucesso com o público carnavalesco e com a imprensa deu à bateria feminina do Mestre Riko, no carnaval 2002, o prêmio de melhor bateria de Escola de samba, grupo mirim, Cedido pela Liga das escolas Mirim. E em 2003, a bateria ganhou Estandarte de Ouro do Jornal O Globo. Por essa premiação, foi convidada pelo prefeito do Rio de Janeiro César Maia para abrir o desfile das escolas de samba campeães do carnaval carioca daquele ano. As apresentações da Bateria feminina do Mestre Riko não ficaram restritas aos desfiles carnavalescos, Ela foi aos palcos e virou Show. Devido ao talento e a competência do Mestre Riko, o show da sua Bateria Feminina passou a ser requisitado para vários eventos, encantando e cativando um grande público. Vários convidados passaram a participar do show, cantores, guitarristas, cavaquinistas... Incluindo a dança e o teatro. A repercussão do trabalho do Mestre Riko e do seu grupo de percussão feminino deixa clara a qualidade musical e o profissionalismo que suas alunas apresentam. E foi assim que nasceu a FINA BATUCADA – BATERIA FEMININA DO MESTRE RIKO. A mais fina das batucadas.


Mestre Riko

Mestre Riko: Fundador, coordenador e professor de percussão popular da Escola de Música Villa-Lobos. Fundador e regente da primeira e maior Bateria Feminina do Brasil, Fina Batucada. Premiado com o Estandarte de ouro do jornal o Globo como melhor bateria de Escola de Samba, grupo mirim, carnaval 2003. Participou do documentário "Ritmos do mundo", filmado pela BBC e exibido em Londres, tocando diversos instrumentos de percussão no programa dirigido por George Martin, arranjador dos Beatles. E entre outras atividades um incansável pesquisador de ritmos. Nosso querido Mestre fundador e diretor-geral do grupo de Percussão Feminino Fina Batucada.


domingo, 2 de janeiro de 2011

Chamada para o carnaval 2011




É imprescindível a presença nos ensaios de todos que participarão dos desfiles na Marquês de Sapucaí e na Avenida Rio Branco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário